Relógio

Doces Lembranças


         Visando resgatar a história da nossa cidade, o Acervo Natural e Cultural da Cidade de Ferraz de Vasconcelos que integra A Biblioteca José Andere, propõe a partir do 1º semestre do ano de 2012, prestar homenagens e fazer entrevistas com pessoas que ajudam a contar a história cultural de Ferraz de Vasconcelos.

        Aqui nesta página você vai encontrar o resultado destas entrevistas.


     
 Visita do Pároco da Igreja Nossa Senhora da Paz ao acervo em Março de 2012


CECILIA DELATORE






Depois de tomar vários rumos, seguindo os impulsos de sua alma artística, JOÃO DELATORE resolve, em 1953, fixar residência em Ferraz de Vasconcelos, juntamente com sua esposa Cecília e seus filhos João Roberto e Mário Lúcio.
Seu espírito nômade levou-o a construir uma casa de madeira que era montada e desmontada, conforme a necessidade de locomoção.
Quando chegava ao destino, se instalava e, para desenvolver seu trabalho artístico, tinha de construir um galpão para acomodar o público que ia assistir aos espetáculos.
Assim, passou um bom tempo expressando sua arte, até que, por conta da preocupação com o estudo dos filhos, resolveu ser comerciante em Ferraz de Vasconcelos e, desta forma, dar mais segurança à família.
Nem por isso deixou de dar importância à alegria e satisfação das pessoas com as quais convivia, proporcionando a elas o entretenimento que mereciam.
Seu comércio, o BAR TV, portanto, passou a ser o ponto de encontro da geração ferrazense daquela época. Simplesmente, porque o dono do bar, o “seu” DELATORE, e mais tarde, o “DELA”, como era carinhosamente chamado, comprou uma TV, atraindo, cada vez mais, as pessoas para o seu espaço.
Evidente, que não era, mais, o protagonista dos seriados, filmes, espetáculo circense, futebol e outras atrações!!!!.... Mas, certamente, aquela TV ficou na história, não só porque foi a PRIMEIRA televisão de Ferraz de Vasconcelos, mas também porque a “molecada” da época trouxe para os dias de hoje a mais rica das lembranças!!!
Rica, sim, porque QUANTO VALE UMA DOCE RECORDAÇÃO???!!!!


Fonte: Cecília Delatore, 06/09/2011



SAUDADES E ALEGRIAS




 Por que saudade de Ferraz, se sempre morei aqui? Aqui onde muitos anos atrás, com apenas 40 dias esta cidade me acolheu; Eu tenho saudade da minha escola Educandário Maria de Nazaré. É!!! Do meu primeiro grupo escolar de Ferraz de Vasconcelos, mas sinto alegria de ver que em cada bairro, hoje existe uma escola; sinto saudades da piscina que ficava ao lado de meu grupo escolar, mas tenho alegria que em seu lugar hoje existe uma linda praça (Praça do Trabalhador), onde as crianças de hoje podem brincar; sinto saudades dos ensaios de Dona Glória atrás da Igreja Nossa Senhora Aparecida para apresentação na divulgadora de nossa cidade, mas sinto alegria de ver que em nossa cidade existe vários lugares onde preparam crianças para representarem nossa cidade até em televisão; sinto saudades do cheiro de vinho que surgia de todos os lados de Ferraz, devido às suas plantações de uva, mas sinto alegria de ver como cresceu sua população; sinto saudades de chegar aos domingos e ir assistir programas na única televisão que havia na cidade na casa de Dona Cecília e o Senhor Delatore, mas sinto alegria de saber que em quase todas as casas, hoje existe um ou mais aparelhos de televisão; sinto saudades das broncas do Senhor Rosa que como um pai zeloso advertia suas filhas e nós também, que brincávamos fazendo uma tremenda algazarra balançando nas folhas dos coqueiros da igrejinha; e sinto muita alegria de passar ainda no mesmo lugar e ver que ainda está lá meu velho amigo, ainda na mesma casa; sinto saudades da correria de nossa primeira Exposição de Artes Plásticas em Ferraz de Vasconcelos, no salão Nossa Senhora Aparecida, mas sinto alegria de ver como cresceu o número de participantes em nossa região e a alegria de ser contemporânea no meio dessas pessoas que se preocupam com o meio artístico em Ferraz. Ferraz de Vasconcelos!!! Amo esta cidade, sinto alegria de dizer sou ferrazence, sinto alegria em retratar o Ferraz de ontem, para que admirem o Ferraz de hoje. Parabéns!!! Ferraz pelo seu aniversário.




Ferraz de Vasconcelos – SP, outubro de 2003.

Ass: Ignez Campolina








Raja Elias Abissamra
1924 – 2012


          Chegou a Ferraz de Vasconcelos em 1944. Esta grande mulher que já era reconhecida como uma firme defensora das comunidades diante dos governos da época e das dificuldades que assolavam as populações naqueles períodos de guerra, passou a contribuir e muito com o desenvolvimento da cidade. Instalou-se primeiramente com um armazém de secos e molhados na Avenida XV de Novembro e, alguns anos depois, fixou residência e comércio na Praça da Independência, 21. A partir de então o alcance de sua ação humanitária foi sentida também na cidade que a recebeu. Conhecedora dos princípios de enfermagem socorria as pessoas doentes após o expediente do seu estabelecimento chegando aos bairros mais longínquos de Ferraz, geralmente a pé, pois na época não tinha automóvel. Nada era obstáculo para a abnegada Raja Abissamra. Ela comprava, com recursos próprios, remédios e injeções como penicilina e outros para servir aos necessitados. Mulher politizada atuou fortemente na vinda da estação ferroviária para Ferraz e em outras lutas pelo desenvolvimento da cidade. Por conta disso, recebeu em sua residência políticos expressivos da época como Ademar de Barros, Carvalho Pinto e Laudo Natel, entre outros. Também se deslocava até o Palácio do Governo do Estado, em São Paulo, para trazer benefícios para cidade que adotou. Foi então, Raja Elias Abissamra, fonte inesgotável de bons exemplos de como exercer cidadania em busca do bem comum.

Fonte: J. Mendonça
Jornal do Município


Zeca da Uva

Em recente visita do Acervo Natural e Cultural da Cidade de Ferraz de Vasconcelos ao produtor José Reinaldo Borges Cristianismo (Zeca da Uva), pudemos observar o carinho e a atenção em que o mesmo se dedica a produção da uva na nossa cidade. Pois o mesmo é pioneiro na produção e demonstra total cuidado com o patrimônio cultural e a tradição da Festa da Uva Itália que a cidade herda desde os princípios na região e na nação. O mesmo nos presenteou com seus troféus e cesto para colheita que desde então passam a ser patrimônio do Acervo Cultural, que está aberto a visitação do público em geral na Biblioteca Municipal José Andere.
E para mais informações do "Zeca da Uva", ele deixou a recomendação do seu próprio endereço eletrônico http://zecadauva.com.br/










ANOS DOURADOS!!...


Dourados, sim, com raios prateados, brilhantes!!
Assim passava o BRANCO TOTAL, na avenida do carnaval!!
Tanta dedicação de um grupo que não sentia a carga do trabalho e responsabilidade, quando entrava na avenida.
Não havia quem não cantasse o samba enredo, tão bem ensaiado, para que no dia do desfile, cada nota tocasse fundo o coração de cada um!... e todos cantavam com a mesma emoção! 

No final, as lágrimas se misturavam aos abraços, por conta da alegria que o BRANCO TOTAL havia proporcionado a todos.
Quanto vale tudo isso??!!!....um grupo que, certamente, viveu dissabores. Nem tudo era samba, mas o compromisso com a felicidade do público tornava mágicas todas as coisas.
Bom ter vivido aquela época!! ter sentido aquelas emoções!!!
PARABÉNS PARA TODOS NÓS!!!!

 





 

 

 

 




RECORDAR É VIVER!




Um pouco da história da Biblioteca Municipal José Andere.
Extraído do Portfólio elaborado pela Sandra nos idos de 2003 e 2004.
CD original a disposição no Acervo Natural e Cultural da Cidade de Ferraz de Vasconcelos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário