Relógio

Textos


A Nova Biblioteca

Atualmente os motivos para frequentar uma biblioteca são diferentes de 30 anos atrás e, frente a essa mudança de interesse dos usuários, as bibliotecas precisam melhorar para acompanhar os interesses de seus usuários A nova biblioteca tem que ser interativa e oferecer serviços diferenciados daqueles que uma biblioteca normalmente oferecia. 



       As bibliotecas não serão esquecidas, desde que revejam seus serviços e produtos e a forma como se relacionam com seus usuários, pois é preciso saber exatamente o que eles buscam quando entram em nossas bibliotecas, assim como em outros serviços, as pessoas buscam a personalização nas bibliotecas. Falta de dinheiro não é desculpa para não desenvolver programas de incentivo a leitura ou prestar um bom atendimento, com um pouco de criatividade tudo pode ser feito. Este deve ser o novo pensamento dos bibliotecários.                                                                                                        Por esse motivo, a Biblioteca José Andere, mudou seu layout para facilitar o acesso ao acervo pelos usuários que gostam de escolher os livros que vão levar para ler, e também abrigar o Acervo Cultural e Natural da Cidade de Ferraz de Vasconcelos que contém um pedaço da história da cidade. O espaço infantil e a gibiteca fazem sucesso com os usuários mirins que tanto podem emprestar os livros e gibis, como podem ler em um espaço bem agradável e aconchegante. O espaço de leitura geral, muito utilizado pelos usuários que acompanham as notícias dos jornais diários, tem como novo instrumento de pesquisa o dispositivo WIFI para que possam utilizar os seus próprios notebooks democratizando, cada vez mais, o espaço que combina a pesquisa tradicional em livros, com a pesquisa digital e as atividades das crianças que vem para a visita educativa ao Acervo Cultural. 
                        Ao contrário do que muitos pensam de ser a biblioteca um depósito de livros que não lhes serve mais, a nova biblioteca pode ter em seu espaço, projetos de incentivo á leitura (Como nosso Projeto LEMA), sistemas de inclusão digital como Telecentro e rede Wifi, acervo específicos para leitura e pesquisa, arquivo histórico e muitas outras possibilidades que devem interagir e conviver pacificamente, tornando a biblioteca um lugar de gente feliz! 



Graça Menna







HOMENAGEM DA BIBLIOTECA MUNICIPAL JOSE ANDERE
AO
DIA MUNDIAL DO LIVRO




O Universo é uma imensa livraria, a Terra é apenas uma de suas estantes e nós somos os livros colocados nela.
Da mesma forma que as pessoas compram os livros apenas pela beleza da capa, sem pesquisarem o índice e o conteúdo, muitas pessoas avaliam os outros apenas pela aparência externa, pela “capa física” e desconsideram a parte interna.
Outras procuram os livros com títulos bombásticos, histórias de terror ou de romances. Também é assim com as pessoas:
Há aquelas que buscam sensacionalismos baratos, dramas alheios, ou apenas um romance, seja profundo ou rasteiro.
Somos “homens-livros” lendo uns aos outros. Podemos ficar só na capa ou aprofundarmos nossa leitura até as páginas vivas do coração.
A capa pode até ser interessante, mas é no conteúdo que brilha a essência do texto. O corpo pode ter uma bela plástica, mas é o espírito que dá brilho aos olhos.
Também podemos ler nas páginas da vida, muitos “textos de sabedoria”, tudo depende do que estamos buscando na estante.
Podemos ver em cada homem-livro um texto impresso nas linhas do corpo.
Deus colocou sua assinatura Divina nas páginas do coração, mas só quem lê o interior é que descobre isso.
Só quem vence a ilusão da capa para mergulhar nas páginas da vida íntima de alguém é que descobre seu real valor, humano e espiritual.
Que todos nós possamos ser bons leitores conscientes. Que nas páginas de nossos corações possamos ler uma história de Amor intenso e profundo.
Que em nossos espíritos possamos ler uma história imortal. E que possamos ser leitura interessante e criativa nas estantes da livraria-universo, pois somos homens-livros.
A capa amassa e as folhas podem rasgar, mas ninguém amassa ou rasga idéias e sentimentos da consciência imortal.
O que não foi bem escrito poderá ser bem escrito mais à frente e com toda certeza, será publicado pela editora da vida, na estante Divina.

(Autor Desconhecido)




         

Um comentário:

  1. O SER HUMANO POR DENTRO
    este video é inspirador,trazendo vontade de ler.
    E-MAIL:edivan68@hotmail.com

    ResponderExcluir